Advogado Trabalhista



Advogado Trabalhista

Advogado trabalhista, você sabe o que exatamente faz este profissional? Qual a importância desse profissional na proteção dos direitos dos trabalhadores? Fique conosco e confira! Aqui, separamos alguns parâmetros do que faz um advogado trabalhista!

Você irá ler sobre:

  • 1. Introdução.
  • 2. O papel do advogado trabalhista.
  • 3. Quanto cobra um advogado trabalhista.
  • 4. Motivos para contratar um advogado trabalhista.
  • 5. Porque contratar um advogado trabalhista online.
  • 6. Como escolher um bom advogado trabalhista.
  • 7. Conclusão.

1. INTRODUÇÃO

Com a minha vasta experiência na advocacia trabalhista, eu Dr. Adolfo Schnaid atuo em toda região Metropolitana de Londrina (Arapongas, Cambé, Ibiporã, etc.). Sendo que nossa sede física se localiza na cidade de Rolândia.
Inúmeras vezes, na minha carreira eu me deparei com situações em que o trabalhador não tem seus direitos respeitados pelo empregador. Infelizmente é comum que muitos empregadores se valham da ausência de conhecimento do empregado de seus direitos, limitem ou até suprimam os direitos essenciais dos trabalhadores.
Muitos trabalhadores não sabem dos direitos trabalhistas que possuem ou como funcionam em sua rotina, como, por exemplo, direitos a adicional (noturno, periculosidade e insalubridade). Meu objetivo principal com este artigo é esclarecer aos trabalhadores sobre o papel do advogado trabalhista em suas vidas, não deixe de conferir!

2. O PAPEL DE UM ADVOGADO TRABALHISTA

O advogado trabalhista tem suas atividades andando lado a lado com a Justiça do Trabalho, este profissional é um especialista em processos e disputas entre empregador e empregado.
Suas principais atividades como advogado trabalhista, são:

  • - Assessoria trabalhista orientação legal.
  • - Análise de documentação e de fatos da vida do trabalhador.
  • - Busca de documentos que o cliente não disponha.
  • - Cálculos trabalhistas.
  • - Atuação em processos judiciais e acordos extrajudiciais.

O advogado trabalhista possui um amplo conhecimento da legislação, súmulas, resoluções e jurisprudências válidas na Justiça do Trabalho e no Supremo Tribunal Federal.

3. QUANTO COBRA UM ADVOGADO TRABALHISTA?

Quando o trabalhador tem dúvidas quanto a um ou mais direitos, a primeira coisa que este pensa ao buscar contratar um advogado trabalhista é o valor que este profissional irá cobrar. E para que você saiba ou tenha uma média do valor que irá ser cobrado é necessário que este analise os fatores levados em consideração na cobrança desse serviço, vejamos quais são:

● Tabela da OAB do Estado

Os serviços de advocacia estão tabelados pela Ordem dos Advogados do Brasil de cada Estado, a tabela funciona como uma base para os preços que os advogados poderão cobrar. Assim, o mais indicado ao advogado é seguir uma média da tabela e sempre consultar a tabela do seu Estado para ter uma noção do preço a ser cobrado pelos serviços. Os valores irão mudar de Estado para Estado, o que significa dizer que o valor da tabela de São Paulo não é a mesma que a de Londrina! E varia, também de profissional para profissional.

● Ações de Risco

Outra coisa é quanto custa um advogado trabalhista atuar em uma ação de risco, por exemplo. Nesses casos o advogado não irá cobrar um valor de entrada ou mensal de honorários até o processo ser julgado e executado. Caso tenha realizado acordo perante a Justiça o valor cobrado será uma média ou percentual em cima do valor bruto ganho ao cliente, o que varia entre 20 a 30%.

● Valor de entrada + porcentagem

Os advogados cobram normalmente um valor de entrada e uma porcentagem até que o valor da ação esteja disponível ao cliente, tal valor pode ir de R$ 400 e R$ 800 de entrada e auferir a porcentagem de 20% e 30% sobre o bruto da ação. Lembrando que essa porcentagem será padronizada pelas tabelas estaduais da OAB, ou seja, não é o mesmo valor para o país todo.

4. MOTIVOS PARA CONTRATAR UM ADVOGADO TRABALHISTA

O advogado especialista no direito do trabalho terá uma posição mais assertiva a passar para o seu cliente, garantindo o seu direito, seja, por reconhecimento de vínculo ou outros direitos do trabalhador. O direito do trabalho costuma ter muitas variações legais, de forma que o advogado trabalhista saberá tudo sobre as leis, normas, sindicatos, entre outros, para sempre orientar o seu cliente com propriedade.
O advogado especialista trabalha com experiência focada e personalizada, solucionando todas as dúvidas do trabalhador, desde a Reforma da Previdência até questões de acordos propostos. São inúmeros os benefícios em contratar um advogado especialista no direito do trabalho:

  • ● Acordos em rescisão ou benefícios (adicionais) devidos.
  • ● Análise de documentação e fatos.
  • ● Eficiência e rapidez na concessão de direitos trabalhistas emergenciais.
  • ● Orientações quanto a direitos desconhecidos.
  • ● Reconhecimento de vínculos empregatícios, entre outros.

5. POR QUE CONTRATAR UM ADVOGADO TRABALHISTA ONLINE?

O trabalhador ao pensar em um advogado para defendê-lo logo pensa em uma consulta presencial em um escritório com café e secretária, por exemplo. Contratar um advogado trabalhista pode gerar inúmeras dúvidas tanto da contratação em si quanto do tipo de consulta, seja ela presencial ou online. Normalmente o trabalhador ao buscar uma ajuda especializada, tem dificuldades em se sentir seguro quanto aos serviços através da internet. Mas atualmente a contratação de um advogado trabalhista online em meio a pandemia do covid19 tem sido a melhor opção aos trabalhadores, enfim, as pessoas continuam trabalhando, tendo dúvidas e problemas trabalhistas!
O nosso escritório atua presencialmente na cidade de Rolândia onde fica nossa sede e atuamos em toda Região Metropolitana da cidade de Londrina onde eu Dr. Adolfo Schnaid (sócio do Schnaid e Pincelli Advogados Associados) resido. Todavia, atendemos a clientes por todo país, com o apoio da tecnologia, à distância ou o espaço físico não é mais um problema para contratar um advogado trabalhista eficiente! O cliente poderá se sentir seguro ao contratar um advogado trabalhista online, o que garantirá isso será o contrato firmado entre eles, o qual em eventuais discordâncias poderá ser executado judicialmente.
A questão do atendimento presencial é algo mais fácil quando é feito através da internet, assim, o cliente não precisará ir até o escritório de advocacia. Este precisará apenas marcar uma consulta e assim poderá fazer uma videochamada na qual o atendimento será igual ou até mais fácil que o presencial. Este é um atendimento ágil, em tempo real e com a qualidade de um atendimento presencial, onde o advogado irá estar 100% focado no cliente, não sendo preciso que o cliente se sinta inseguro por essa contratação. Contratar um advogado trabalhista online tem diversos benefícios ao cliente, mas, para isso é preciso que o trabalhador saiba alguns pontos decisivos de uma boa contratação de um advogado trabalhista, confira o próximo tópico!

6. COMO ESCOLHER UM BOM ADVOGADO TRABALHISTA

O mercado de trabalho está lotado de profissionais e aí que mora o risco! Você precisa saber escolher um bom advogado trabalhista e para tanto é preciso que você saiba o que observar antes de contratar um advogado trabalhista, isso irá facilitar a escolha de um bom profissional. É importante que você tenha o mínimo de conhecimento do que é bom ou ruim para contratar um advogado trabalhista que irá defender os seus direitos de trabalhador com eficiência e humanidade! Separamos algumas dicas para você escolher bem na hora de contratar um advogado trabalhista, confira!

● Informações Importantes

O trabalhador tem que saber algumas informações do advogado trabalhista que deseja contratar, como:

  • ● Registro do advogado e situação perante a OAB.
  • ● Notoriedade do advogado se este é acessível ou não.
  • ● Informações do advogado na internet, como: feedbacks dos clientes.
  • ● Advogado trabalhista com “Know-How” (conhecimento na prática).
  • ● Advogados dinâmicos e diretos em suas consultas.
  • ● Analise se o profissional é especializado na área.

A advocacia possui muitos segmentos, como: direito de família, direito criminal, direito do consumidor, direito trabalhista, e muitos outros. Mas, isso não impede que o advogado trabalhe em todas elas, porém, os melhores advogados são os especializados em uma ou duas áreas. O indicado é que você busque contratar um advogado especialista na área do direito do trabalhador!

● Como identificar o advogado especialista

O problema maior na contratação é quando o cliente acha que o advogado é um especialista, pelo simples fato deste se apresentar como um advogado trabalhista, nem sempre isso é verídico. O advogado é especialista, terá experiência, ou seja, terá um tempo de atuação, seja por meio do curso de pós-graduação ou outro curso de extensão específico da área. Importante: o tempo de experiência muitas vezes, pode ser mais importante do que o título/ certificação de especialista.

● Experiência trabalhista

O advogado trabalhista experiente na área se mantém sempre atualizado, quanto às mudanças do Direito Trabalhista, devido às particularidades da área. Procure por profissionais que tenham vasta experiência na área, um meio de saber isso são os artigos informativos que o advogado faz, analise se ele é bem avaliado no Google, por exemplo.

● Atendimento de qualidade

O primeiro erro do cliente é não avaliar o primeiro atendimento do advogado trabalhista, este precisa em seu primeiro contato tirar todas as dúvidas do trabalhador, o cliente não poderá sair da consulta com dúvidas! ATENÇÃO: um atendimento de qualidade não é quando o advogado diz tudo o que cliente deseja ouvir, o advogado tem que ser honesto quanto às possibilidades e direitos!

● Causa Ganha

Ao ouvir que sua causa é ganha, fuja! Essa é uma das maiores mentiras que um advogado inexperiente pode dizer! O que não é o nosso caso! Nunca é possível dizer ao cliente que este irá ganhar com 100% de certeza ou perder o processo, há inúmeras variantes e no final quem decide é sempre o Juiz e não o advogado! Um bom advogado poderá afirmar é que existe fundamento jurídico passível de ganho e que você, cliente, tem provas suficientes para se buscar determinado direito.

7. CONCLUSÃO

Não raramente o trabalhador durante a sua carreira tenha algumas dúvidas em relação aos seus direitos trabalhistas e que este busque um advogado trabalhista para garantir os seus direitos. Mas, muitos trabalhadores possuem inúmeras dúvidas quanto à contratação de um advogado trabalhista e esperamos que com esse artigo você tenha conseguido sanar algumas dúvidas sobre os direitos dos trabalhadores. E caso você ainda tenha dúvidas sobre a atividade de um advogado trabalhista ou sobre como contratar um bom advogado na área, continue lendo nossos artigos!